Pular para o conteúdo principal

A puericultura hoje: um enfoque apoiado em evidências Well-child care today: an evidence-based view Danilo Blank

Artigo interessante sobre puericultura. Como esta semana falarei sobre consulta em pediatria para o SMI-I, sexto semestre, achei interessante postar o resumo deste artigo que está disponível no Jornal de Pediatria.

Resumo
Objetivo: a promoção da saúde é atividade essencial do pediatra,
mas ainda pouco fundamentada em evidências científicas. Este
artigo estuda o apoio científico para as principais intervenções
preventivas, quando, como e quem deve realizá-las.
Fontes dos dados: revisão sistemática da literatura recente, por
meio de busca nos bancos de dados Medline e Lilacs, usando as
palavras puericultura, supervisão de saúde e promoção de saúde (em
inglês e português); revisão não sistemática das referências bibliográficas
de capítulos de livros; busca não sistemática na Internet de
organizações que emitem recomendações sobre supervisão de saúde;
e seleção de artigos clássicos na área.
Síntese dos dados: o pediatra deve integrar-se com outros
profissionais na prestação de serviços preventivos, bem como estabelecer
parcerias efetivas com todos os setores da comunidade. É
essencial aprimorar as habilidades em comunicação. O número ideal
de consultas de supervisão de saúde nunca foi estabelecido; os
procedimentos devem ser adaptados individualmente, segundo fatores
de risco contextuais familiares e comunitários. Há documentação
científica da efetividade de consulta pré-natal, orientação preventiva,
triagem metabólica, imunização, triagem de visão e audição. A
monitorização do crescimento e a triagem do desenvolvimento têm
que ser racionalizadas. A repetição sistemática do exame físico
completo e de exames de laboratório não está justificada.
Conclusões: o pediatra tem um papel fundamental na promoção
de saúde da criança e do adolescente, mas suas ações na área da
puericultura não devem mais ser totalmente empíricas. Há inúmeros
recursos, apoiados em evidências científicas, para guiá-lo quanto
aos procedimentos mais efetivos.
J Pediatr (Rio J) 2003;79(Supl.1):S13-S22: supervisão de saúde,
promoção de saúde, puericultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raiva - Esquema de tto profilático de acordo com o MS - contribuição do aluno Eduardo Calegari

Referências aulas SMI-I

I) Professor Luissaulo Cunha Consulta em Pediatria - Tratado de Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria/ [organizadores Dennis Alexander Rabelo Burns...[et al.]].-- 4. ed.--Barueri, SP: Manole, 2017. Habilidades Básicas do Pediatra. paginas 51-55. Autor- Tadeu Fernando Fernandes. 1) Fernandes TF. Habilidades básicas do pediatra. In: Burns DAR...et al.(eds). Tratado de Pediatria 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2017. p. 51-5. 2) Gabel J. Cuidados de saúde preventivos da criança e do adolescente. In: Burns DAR...et al.(eds). Tratado de Pediatria 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2017. p.56-8. 3) Andréa MLM, Daudt LE, Silva DB. Linfonodomegalias. In: Burns DAR...et al.(eds). Tratado de Pediatria 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2017. p. 1601-5. II) Aulas do Prof. Luiz Fernando Sommacal Lesões precursoras do câncer do colo de útero (neoplasias intraepiteliais cervicais) Neoplasia maligna do colo de útero Bibliografia: Sellors JW, Sankaranarayanan R. Colposcopia e tratamento da neopla

Núcleo de Estímulo à Pesquisa Científica - SMI

Hoje tivemos a oportunidade de iniciar um núcleo, cujo objetivo primordial é incentivar professores e alunos, à intrigante e difícil tarefa que é tornar a pesquisa científica um desafio instigante e aprazível. Desta primeira reunião já ficou definida que dentro de um mês faremos a segunda reunião. Fica desde já marcada para dia 14 de abril de 2010 às 19 horas, na Unidade Hospitalar de Ensino. Serão convidados alunos que tem interesse em desenvolver projetos de pesquisa, já pensando na inscrição do próximo PUIC (Programa Unisul de Iniciação Científica). Hoje tivemos a apresentação de um pequeno resumo dos projetos que estão em desenvolvimento pelos alunos de Medicina da Unisul Jebsen Yanagihara Coelho Galvão e Samuel Cargnin Cunha. Contamos com as presenças dos professores Paulo Cruz Júnior e Luissaulo Cunha.  Entendemos que os alunos das fazes iniciais terão oportunidade de aprender com a experiência dos alunos que já tiveram oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa e mesmo